Pegando carona no post anterior, onde conversamos sobre a nova métrica do Facebook ("estão falando sobre isso"), resolvemos matar a nossa (e provavelmente a sua) curiosidade. De acordo com o novo índice, quais seriam as empresas brasileiras mais faladas no Facebook?
Para responder a essa pergunta, elaboramos um ranking levando em consideração as 15 Fan Pages de empresas brasileiras com o maior número de fãs. Ou seja, pode ser que exista alguma outra Fan Page mais falada no Facebook, porém com um total de fãs na página inferior as páginas citadas abaixo. Tínhamos que considerar alguma amostra, e selecionar as 15 maiores pareceu bastante plausível.
O top15 foi montado considerando apenas empresas. Celebridades, clubes de futebol ou programas de TV não fazem parte dessa lista. O interessante é que o grupo ficou bastante heterogêneo: refrigerantes, bebidas alcoólicas, sites de compras coletivas, cias aéreas... Mas o total de "likes" não é a métrica que nos importa agora, vamos ver como fica esse ranking classificado pelo indicador "estão falando sobre isso":
A Fan Page do Guaraná Antárctica fez jus ao imenso número de fãs e conseguiu permanecer na primeira colocação. Entretanto, foi a única marca que não mudou de posição de uma lista para a outra. As outras 14 empresas alternaram em descidas e subidas. Destaque positivo para Fan Page do Hotel Urbano que subiu 10 posições. Privalia, ClickOn e Nike Futebol perderam 4 posições cada.
Dessa vez, o grande campeão foi a Fan Page do site de compras coletivas Hotel Urbano. E se fosse o brasileirão, seria com várias rodadas de antecipação. Vinte e seis porcento é um valor muito expressivo, quando comparamos com os índices das outras Fan Pages. Perceba como é difícil manter um índice de 10% de fãs falando sobre a sua marca.
Qual o segredo do Hotel Urbano?
A Fan Page do Guaraná Antárctica fez jus ao imenso número de fãs e conseguiu permanecer na primeira colocação. Entretanto, foi a única marca que não mudou de posição de uma lista para a outra. As outras 14 empresas alternaram em descidas e subidas. Destaque positivo para Fan Page do Hotel Urbano que subiu 10 posições. Privalia, ClickOn e Nike Futebol perderam 4 posições cada.
Quem acabou destoando na lista foi a Fan Page da Oral-B Brasil. Enquanto a décima quarta colocada (a Azul) registrou mais de 12 mil pessoas falando sobre a página, o número da Oral-B despenca para menos de mil (sem trocadilhos com aviões, por favor). A página tem uma seleção de conteúdo muito interessante e instrutiva: dicas sobre higiene bucal é a principal pauta, que aparece em formato de vídeo, imagens, texto e enquetes. Em compensação, entre as páginas do top15, essa é a que traz menos postagens, digamos assim, cool. A marca deve trabalhar o conteúdo alinhado com os seus valores, mas também não podemos fechar os olhos para o fato de que boa parte dos usuários brasileiros acessam o Face em busca de entretenimento.
Você deve estar pensando que esse ranking é injusto, pois era previsível que o Guaraná Antarctica ficaria em primeiro lugar, sendo a empresa brasileira com mais likes. Ok, em alguns momentos pensamos nisso também... Surge, então, o terceiro ranking considerando a página mais falada proporcionalmente ao seu total de fãs. Aqui a gente pode observar o porcentual de pessoas que são fãs e ao mesmo tempo falam da marca:
Dessa vez, o grande campeão foi a Fan Page do site de compras coletivas Hotel Urbano. E se fosse o brasileirão, seria com várias rodadas de antecipação. Vinte e seis porcento é um valor muito expressivo, quando comparamos com os índices das outras Fan Pages. Perceba como é difícil manter um índice de 10% de fãs falando sobre a sua marca.
Qual o segredo do Hotel Urbano?
A interação nessa Fan Page está pra lá de 5 estrelas. Mas o número imenso de pessoas falando sobre o site de compras coletivas parece (p-a-r-e-c-e) estar associado a uma campanha de marketing no Facebook. O site especializado em turismo libera ofertas de R$1,00 (um real) para Fernando de Noronha (barato assim, pergunto: "é de ônibus?") a cada 3.000 compartilhamentos no Face. Isso explica? Provável.
Diferente dos rankings de páginas com mais "likes", a lista de marcas mais faladas no Facebook será bastantes volátil. Como a métrica só contabiliza os últimos 7 dias de interação na Fan Page, é possível que a Fan Page líder hoje, não apareça nem entre as 10 primeiras depois de um mês. Basta que uma promoção bem sucedida não tenha continuidade.
Veremos muitas marcas brigando nesse campeonato. E a sua? Já pode entrar nessa lista?
Veremos muitas marcas brigando nesse campeonato. E a sua? Já pode entrar nessa lista?
Categories:
compras coletivas,
facebook,
fan page,
Guaraná Antarctica,
hotel urbano,
métricas,
oral-b,
ranking
Adicionem a fan page da AMD Brasil para análise. https://www.facebook.com/AMDdoBrasil Tem um ótimo índice de "estão falando sobre isso" também.
Obrigado pela dica Paula. No próximo ranking, ela também será analisada. =D