Essa semana, o Facebook lançou uma nova versão da ferramenta Insights. Para quem não conhece, o Facebook Insights (www.facebook.com/insights) é o Google Analytics da sua Fan Page. A grande novidade da ferramenta é a métrica "Estão falando sobre isso" (ou "are talking about this" para quem usa o Face em inglês). 

O novo número aparece abaixo da quantidade de fãs da página e representa a quantidade de pessoas que criaram histórias sobre a sua Fan Page nos últimos 7 dias. Ou seja, curtir a sua Fan Page, comentar em uma foto, compartilhar um post, fazer um check-in, confirmar participação em um evento ou postar algo no seu mural são ações que seus fãs realizam e que ficam registradas na timeline de cada um deles.

A nova métrica vem reforçar o que já deveria ser a maior preocupação de todo administrador de página no Facebook: torná-la social. Não adianta ter centenas ou milhares de fãs, se eles não se relacionam com a sua página marca. Um grande número de likes não pode ser considerado como uma conquista, mas "Estão falando sobre isso" é um trunfo muito maior.

Índices das Fan Pages da L´Oréal Paris, do Peixe Urbano e da Gol


Envolver clientes com a sua marca no Face não é um trabalho fácil. Vejamos os exemplos das Fan Pages de empresas brasileiras com mais fãs: L´Oreál Brasil, Peixe Urbano e a Gol. Como é possível ver destacado na figura, o índice de pessoas que criam histórias sobre a página não passa de 15% do total de fãs. Na verdade, dentre as três maiores, apenas a FP da Gol passa dos 10% (em torno de 11% do total).



O blog da Beth criou uma enquete rápida entre os seus leitores para levantar um benchmarking sobre esse indicador. Os números também não foram muito animadores. Apenas páginas com poucos fãs (menos de 1000) tinham índices relativamente altos como 30% ou 40% (veja a planilha com resultados aqui). Digo relativamente, pois se a gente considerar a média da escola que é seis, todas as Fan pages estariam reprovadas.

Como a métrica é nova, ainda não é possível saber o que é um bom índice. Porém, você pode ter algum feeling estudando páginas que considera ter um alto nível de interação entre os participantes. De qualquer forma, a nossa meta é sempre maximizar esse número.

Agora, as grandes empresas iniciarão um novo desafio: quem terá a página mais falada do Facebook? Ou essa será uma disputa em que os pequenos negócios poderão brigar em igualdade? Quem Facebookiar verá.

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