Produção de conteúdo e interação com os fãs no Facebook são muito importantes para qualquer estratégia de presença online das marcas. Mas isso é meio que o "bê-a-bá" para quem está na plataforma... o must-have.

Como ir além da interação por likes, compartilhamentos e comentários? Como criar uma experiência única para o fã da marca que está no Facebook? E o principal: como beber da fonte dos milhares de dados pessoais que deixamos armazenados na rede? Resposta para as perguntas: Facebook Apps.


Fui até a faculdade FASE em Olinda, na última sexta-feira, para conversar com os alunos de Sistema de Informação e Redes Computadores sobre a demanda latente das marcas para o desenvolvimento de Facebook Apps. O objetivo da apresentação foi motivar os estudantes para esse mercado e mostrar que existem boas oportunidade$ para futuros desenvolvedores e empreendedores.


Fotos do I Congresso de Tecnologia da FASE

No Brasil e em Pernambuco, temos muitas agências especializadas na produção de conteúdo para as redes sociais, mas poucas focadas no desenvolvimento de apps para as marcas nessas plataformas.

A economia global dos Aplicativos para Facebook


Em 2011, o centro de Inovação Digital da Universidade de Maryland (EUA), publicou um artigo sobre a Economia do Facebook App. Na época, o Facebook "só" tinha 750 milhões de usuários e 20 milhões destes instalavam Facebook Apps todos os dias. Até aquele período, esse mercado já tinha criado mais de 250 mil vagas de emprego (em empresas como Zynga e Playfish) e movimentado mais de 15 bihões de dólares só na economia americana.

Dados de 2011 presentes no artigoo da Universidade de Maryland

Os investimentos em publicidade vão movimentar 109 bilhões de dólares até o final de 2013. Vinte e dois porcento (23 bilhões) desse montante ficará só no mercado digital. Quanto disso vai para o desenvolvimento de apps das marcas? #oportunidade

O mercado pernambucano


Em Pernambuco, o ponto de partida para entender o mercado de desenvolvimento mais próximo da publicidade é a Abradi-PE. No site da associação, temos uma lista grande de agências especializadas em desenvolvimento mobile e web. Porém, ainda são poucos os cases no estado de aplicativos para as marcas. Aqui estão alguns deles:

Aplicativo da Agência Íris para a Pizzaria Atlântico
O aplicativo acima, desenvolvido pela Agência Íris para a Pizzaria Atlântico, premiava o usuário com um voucher de desconto se ele conseguisse reunir sete amigos para montar sua pizza através do app. A campanha teve números expressivos para uma marca local: cerca de 20 mil usuários participando e mais de mil vouchers gerados até o final da ação promocional.




O bolão do Campeonato Pernambucano é um Canvas App desenvolvido pela a Agência Fishy para a Globo Nordeste. A Fishy é a agência daqui que mais vejo produzindo cases integrados ao Facebook. Você pode ver vários deles no blog da agência: o Muqueca.





O Meu Pernambuco Ideal foi um projeto que participei da criação para a página Brasil, Curta Pernambuco. O escopo foi pensado pela equipe que fiz parte na Exclusiva!BR, mas o desenvolvimento ficou com o pessoal da PianoLab. Você responde um quiz sobre o seu perfil como turísta e a página indica o ponto turístico que você não pode deixar de conhecer em Pernambuco. Olha aí o meu na imagem acima: a Baía dos Golfinhos em Noronha (somente). :)






E para fechar com chave de ouro, o aplicativo que talvez seja o mais "badalado" produzidas na terra do Leão do Norte: o Magazine Você. O projeto de social commerce da Magazine Luiza foi desenvolvido pela Sodet em 2011, mas continua rodando. Nele, você cria uma loja virtual onde é possível vender os produtos da Magazine Luiza para seus amigos e ganhar uma comissão por isso. A meta anual de 10 mil lojas da empresa foi batida em apenas 2 dias!

"Desenvolvedor, dê o primeiro passo."


Para o desenvolvedor que quer começar a desenvolver aplicativos para o Facebook, o primeiro passo é acessar a página Facebook Developers. Nesse site, existem diversos insumos (APIs, documentação, tutoriais, cases...) do desenvolvimento de apps. Vá em frente, pois o mercado de publicidade precisa de você também, programador. :)

Deixe um Comentário: