Produção de conteúdo e interação com os fãs no Facebook são muito importantes para qualquer estratégia de presença online das marcas. Mas isso é meio que o "bê-a-bá" para quem está na plataforma... o must-have.
Como ir além da interação por likes, compartilhamentos e comentários? Como criar uma experiência única para o fã da marca que está no Facebook? E o principal: como beber da fonte dos milhares de dados pessoais que deixamos armazenados na rede? Resposta para as perguntas: Facebook Apps.
Como ir além da interação por likes, compartilhamentos e comentários? Como criar uma experiência única para o fã da marca que está no Facebook? E o principal: como beber da fonte dos milhares de dados pessoais que deixamos armazenados na rede? Resposta para as perguntas: Facebook Apps.
Fui até a faculdade FASE em Olinda, na última sexta-feira, para conversar com os alunos de Sistema de Informação e Redes Computadores sobre a demanda latente das marcas para o desenvolvimento de Facebook Apps. O objetivo da apresentação foi motivar os
estudantes para esse mercado e mostrar que existem boas oportunidade$
para futuros desenvolvedores e empreendedores.
Fotos do I Congresso de Tecnologia da FASE |
No Brasil e em Pernambuco, temos muitas agências especializadas na produção de conteúdo para as redes sociais, mas poucas focadas no desenvolvimento de apps para as marcas nessas plataformas.
A economia global dos Aplicativos para Facebook
Em 2011, o centro de Inovação Digital da Universidade de Maryland (EUA), publicou um artigo sobre a Economia do Facebook App. Na época, o Facebook "só" tinha 750 milhões de usuários e 20 milhões destes instalavam Facebook Apps todos os dias. Até aquele período, esse mercado já tinha criado mais de 250 mil vagas de emprego (em empresas como Zynga e Playfish) e movimentado mais de 15 bihões de dólares só na economia americana.
Dados de 2011 presentes no artigoo da Universidade de Maryland |
Os investimentos em publicidade vão movimentar 109 bilhões de dólares até o final de 2013. Vinte e dois porcento (23 bilhões) desse montante ficará só no mercado digital. Quanto disso vai para o desenvolvimento de apps das marcas? #oportunidade
O mercado pernambucano
Em Pernambuco, o ponto de partida para entender o mercado de desenvolvimento mais próximo da publicidade é a Abradi-PE. No site da associação, temos uma lista grande de agências especializadas em desenvolvimento mobile e web. Porém, ainda são poucos os cases no estado de aplicativos para as marcas. Aqui estão alguns deles:
Aplicativo da Agência Íris para a Pizzaria Atlântico |
O aplicativo acima, desenvolvido pela Agência Íris para a Pizzaria Atlântico, premiava o usuário com um voucher de desconto se ele conseguisse reunir sete amigos para montar sua pizza através do app. A campanha teve números expressivos para uma marca local: cerca de 20 mil usuários participando e mais de mil vouchers gerados até o final da ação promocional.
O bolão do Campeonato Pernambucano é um Canvas App desenvolvido pela a Agência Fishy para a Globo Nordeste. A Fishy é a agência daqui que mais vejo produzindo cases integrados ao Facebook. Você pode ver vários deles no blog da agência: o Muqueca.
O Meu Pernambuco Ideal foi um projeto que participei da criação para a página Brasil, Curta Pernambuco. O escopo foi pensado pela equipe que fiz parte na Exclusiva!BR, mas o desenvolvimento ficou com o pessoal da PianoLab. Você responde um quiz sobre o seu perfil como turísta e a página indica o ponto turístico que você não pode deixar de conhecer em Pernambuco. Olha aí o meu na imagem acima: a Baía dos Golfinhos em Noronha (somente). :)
O Meu Pernambuco Ideal foi um projeto que participei da criação para a página Brasil, Curta Pernambuco. O escopo foi pensado pela equipe que fiz parte na Exclusiva!BR, mas o desenvolvimento ficou com o pessoal da PianoLab. Você responde um quiz sobre o seu perfil como turísta e a página indica o ponto turístico que você não pode deixar de conhecer em Pernambuco. Olha aí o meu na imagem acima: a Baía dos Golfinhos em Noronha (somente). :)
E para fechar com chave de ouro, o aplicativo que talvez seja o mais "badalado" produzidas na terra do Leão do Norte: o Magazine Você. O projeto de social commerce da Magazine Luiza foi desenvolvido pela Sodet em 2011, mas continua rodando. Nele, você cria uma loja virtual onde é possível vender os produtos da Magazine Luiza para seus amigos e ganhar uma comissão por isso. A meta anual de 10 mil lojas da empresa foi batida em apenas 2 dias!
"Desenvolvedor, dê o primeiro passo."
Para o desenvolvedor que quer começar a desenvolver aplicativos para o Facebook, o primeiro passo é acessar a página Facebook Developers. Nesse site, existem diversos insumos (APIs, documentação, tutoriais, cases...) do desenvolvimento de apps. Vá em frente, pois o mercado de publicidade precisa de você também, programador. :)
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