O Facebook Insights finalmente ganhou uma repaginada. Já estava merecendo há algum tempo, né? A última atualização tinha sido no final de 2011. Na verdade, o update é muito mais que uma maquiagem: além do novo design, a ferramenta também ganha novas funcionalidades. Bastante úteis, por sinal. :)


A nova interface ainda não está disponível para todo mundo. Como você já deve ter percebido, no Facebook, eles vão liberando para os usuários aos poucos. Tive a sorte de estar nesse primeiro batalhão com acesso a ferramenta e adianto aqui o que está vindo de novidade para você.


Detalhamento do Pessoas Falando Sobre


Um problema atual na mensuração do Pessoas Falando Sobre (PFS) é o fato do total de novos likes da página entrar na conta da métrica. Ou seja, se você tem uma campanha no Facebook Ads para conseguir novos fãs, eles também entram no placar do engajamento da sua página. No que isso atrapalha? Às vezes, você tem mil pessoas no PFS, mas apenas duzentas estavam realmente interagindo nos posts. Isso acaba mascarando seu real engajamento.

Olhando para o gráfico de PFS não era possível saber
o que era interação nos posts e o que eram novos fãs.


No novo Insights, o antigo Pessoas Falando Sobre virou Engajamento. Essa nova métrica é diluída em outras quatro: Likes, Comentários, Compartilhamentos e Cliques no Post (mensura aquele usuário que clica no seu post só para ver a foto ampliada, por exemplo). A separação facilita a vida de quem possui relatórios com pesos diferentes para cada tipo de interação.

Visão geral do engajamento na página.

Além do gráfico por tipo de interação, o Facebook mostra a média de cada ação num período determinado e compara com o período anterior.



É importante que ressaltar que o PFS, como métrica combinada, continua disponível para administradores de página. Basta olhar na aba da timeline.

Comparação com períodos passados


Não adianta medir por medir. Um dos objetivos da mensuração das interações na página é saber se estamos indo no caminho certo. O novo Insights auxilia muito nisso, pois diversos gráficos apresentam um comparativo com a semana ou o mês anterior.



Quando seus fãs estão online


Uma das features mais comentadas do novo Insights é a possibilidade de saber quando seus fãs estão online. Essa euforia é natural, pois é uma informação essencial para programação de posts.

Lembre-se de quantas vezes você não já viu infográficos que mostravam "o melhor horário do Facebook". Agora, você tem uma informação muito mais relevante: o melhor horário do SEU PÚBLICO no Facebook. Você vai descobrir qual o horário nobre da sua página.

Como o Insights mostra isso? Primeiro, o Facebook traz os dias da semana representados através de um gráfico de barras. As barras maiores, obviamente são os dias com mais fãs conectados.


E logo abaixo, vem um gráfico com as horas do dia, também mostrando quando tem mais gente conectada.




New Likes X Unlikes = Net Likes


O antigo Insights já tinha um gráfico para Likes e Unlikes. Mas se você quisesse mostrar o saldo do dia, precisava levar essas informações para o Excel e fazer um novo gráfico. Lembre-se como era:



Agora, o Facebook facilitou a nossa vida. Em um único gráfico, são exibidos os Likes, os Unlikes e o saldo do dia, que na versão em inglês é chamado de Net Likes.


Como pode ser visto na área em destaque acima, o novo gráfico permite visualizar rapidamente quais novos novos likes são orgânicos e quais são de Facebook Ads.

Maior detalhamento sobre a interação no Post


Ao clicar na lista de posts, o Insight agora abre uma espécie de "Score card" com todas as informações relacionadas ao post nele. Tanto as métricas positvas, como número de likes, quanto as negativas, como ocultação do post, aparecem ali, lado a lado. O que torna a análise do post muito mais rápida.




Taxa de Engajamento


Não dá para dizer que um post teve um desempenho melhor que outro olhando apenas o número de likes ou comentários que ele teve. É preciso fazer uma comparação entre quantas pessoas viram o post e quantas interagiram, para assim poder determinar quais posts estão tendo os melhores resultados. No novo Insights, o Facebook automatiza o cálculo desse índice, como podemos ver abaixo:




A ferramenta permite que o índice de engajamento seja calculado tanto pelo número de likes, comentários e compartilhamentos que o post recebeu, quanto pelo número de cliques. Alterar a fórmula do cálculo é simples, veja:


Seus fãs X Usuário do Facebook


Os gráficos passaram a comparar a audiência das páginas com o dados gerais do Facebook. Veja o exemplo abaixo:




Primeiras Impressões


A primeira impressão foi excelente! Fazia tempo que não entrava na ferramenta e conseguia novos insights de maneira tão rápida. Não é uma tentativa de trocadilho, mas acho que agora o Facebook Insights está honrando ainda mais o seu sobrenome. Novas formas de visualizar dados antigos e as novas métricas já me fizeram observar que algumas mudanças de rota precisam ser feitas nas páginas que gerencio.

Tudo bem que muitos dos novos dados podiam ser obtidos com a API ou na exportação para o Excel, mas não é todo mundo que utiliza esses recursos. Para quem não tem um dashboard próprio que usa a API e vivia levando dados para o Excel, vai ser uma mão na roda. Para quem nem olhava essas informações, será um mundo novo de descobertas.

A nova ferramenta é um grande avanço para o Facebook. A plataforma é bastante criticada pelos profissionais de marketing digital (eu tô no bolo) justamente pelas lacunas e até contradições das ferramentas de análise. Comparar com os dados disponibilizados pelo Google (no Google Analytics) chega a ser desleal. Mas o caminho é esse, Mark. Parabéns! :)




E o que você achou? Gostou da nova ferramenta? Está faltando algo? O que? Deixe aqui nos comentários.

One Response so far.

  1. Prezado.
    Minha página no facebook insights não esta aparecendo o relatório de quando meus fãs estão on line, fala que esta indisponível. O que preciso fazer?

    Obrigado.

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