Ao ligar seu smartphone, a primeira coisa que você verá é uma lista de aplicativos, certo? Android, iOS ou Windows Phone, não importa qual o seu sistema operacional móvel; os ícones estarão lá dando as boas vindas.

Imagem: www.facebok.com/FacebookMobile

Porém, o Facebook mostrou ao mundo que deseja mudar a nossa relação com os dispositivos móveis - “Nossos telefones, hoje, são projetados em torno dos aplicativos, não das pessoas. Nós queremos mudar isso” (Zuckeberg). E o primeiro passo para criar essa nova experiência de uso, mais social, com foco nas pessoas, foi dado com o lançamento do Facebook Home.

Muitos esperavam que, no evento de ontem, Zuckeberg anunciasse o aguardado Facebook Phone. Mas quem sonhava com um novo gadget se frustrou. O Facebook Home não é um sistema operacional, muito menos um celular. É uma espécie de aplicativo que altera a interface gráfica do Android, criando uma nova experiência de uso e bem diferente da atual. Ainda não está disponível para download, mas, no dia 12 de abril, o aparelho HTC First será lançando com o aplicativo já instalado de fábrica. Uma versão também será disponibilizada na Google Play no mesmo dia.

Com o “Home” instalado no Android, as atualizações dos seus amigos no Facebook estarão visíveis a todo o momento. A tela inicial do aparelho se transforma em um feed (a Cover Feed) e apresenta novas histórias constantemente. Nada de papel de parede; as fotos das nossas conexões passam a ocupar todo o visor do celular.

Home do Facebook Home

O objetivo das novas funcionalidades é tornar a experiência com dispositivos móveis ainda mais imersa no Facebook. Segundo relatório recente publicado pela Flurry, é usando o Facebook App que passamos mais tempo no mobile: 18% da nossa rotina com smartphone ou tablet é gasto na rede de Zuck. O “Home” vem facilitar a interação com nossos amigos, tornando-a mais rápida e sem a necessidade de abrir um aplicativo específico.

As notificações de outros aplicativos, como Gmail, Whatsapp ou Instagram vão aparecer sobre a Cover Feed. Nesse momento, você terá a escolha de ir para o outro aplicativo ou não. A imagem abaixo ilustra as notificações de outros apps:

Notificações de outros aplicativos


Amigos sempre perto

Segundo o próprio comercial de lançamento: “não importa o que você esteja fazendo, seus amigos estarão lá com você”. Navegando na internet, ou visualizando o caminho no GPS, você será alertado das novas interações das suas conexões. Uma espécie de pop-up, com a foto do seu amigo, aparece na tela para notificar novas mensagens. O aviso aparece independente de qual app esteja sendo utilizada no momento. A imagem abaixo, mostra um desses avisos durante o uso do Google Maps:

Você usando o Google Maps e, de repente, alguém manda uma mensagem no Facebook...

Hiperconectado

Se você já se acha hiperconectado, o Facebook Home vai potencializar ainda mais essa sensação. O “ah, depois eu acesso” vai perder força (hoje essa frase já não é tão forte, né?). As atualizações do Face estarão lá sempre, invadindo a home e qualquer outro aplicativo que você esteja usando. Na verdade, nem precisaremos estar realmente usando o celular, bastará olhar “sem querer” para o aparelho, ver aquela foto de um amigo na praia e pronto: fomos fisgados!

A adesão ao aplicativo é opcional para quem usa o Facebook no Android, pelo menos, por enquanto. Então, resta experimentar para saber se ficaremos mais à vontade na nossa casa (home) cheia de aplicativos e com o velho relógio na parede, ou na nova sempre movimentada e cheia de amigos.

Categories: , ,

Deixe um Comentário: