Hoje, o Facebook anunciou o novo formato do Feed de Notícias! O layout dá mais ênfase às imagens e há quem diga que se aproxima do Google Plus (estou no grupo de pessoas que acham isso). Entre as grandes novidades da interface, agora o usuário vai poder filtrar mais facilmente o feed por formato do post (fotos, jogos, música...) e por origem da informação (amigos, páginas...), além da barra de atalhos a esquerda da tela, visível durante toda a navegação.



Mas o que muda para profissionais e empresas que gerenciam a presença de marcas nessa plataforma social? Vamos discutir alguns aspectos abaixo.

Legendas na imagem

De acordo com o preview liberado pelo Facebook, as legendas agora aparecerão em cima da imagem publicada. Veja a comparação no antes e depois:

News Feed

No final de janeiro, o Facebook criou uma nova regra para posts promovidos: eles não poderiam ter mais do que 20% de texto na imagem. A alegação do Facebook é que queriam que os usuários dessem mais atenção à legenda. Agora, a mudança faz um pouco mais de sentido. Com as legendas sendo impressas sob as imagens, é sensato pensar que chamarão mais a atenção do usuário. Como as legendas podem ter links, é provável que eles também passem a ser mais clicados nesse novo formato.

Feeds Separados

O Facebook reservou uma área de extrema relevância na interface, o lado superior direito, para que o usuário pudesse regular o que aparece no feed. O objetivo é garantir que o usuário consiga ver todas as histórias que ele está interessado. Atualmente, para ver algo diferente do "Top Stories" e "Most Recent", no feed, é preciso acessar as listas (que são um tanto quanto escondidas).


O Facebook destacou o filtro "Following" no menu que seleciona o que aparece no feed. Selecionando essa opção, o usuário visualiza apenas os posts para páginas e pessoas que são seguidas. Esse destaque é interessante, pois facilita o consumo dos posts das páginas das marcas. Estou otimista de que isso resulte em um pequeno aumento na interação das páginas. Histórias patrocinadas, provavelmente, também ganharão um aumento de performance. Principalmente, para o usuário que consome os posts com o filtro "All Friends".

Vale lembrar que como temos dezenas de amigos e curtimos centenas de páginas, é esperado que o Edge Rank continue regendo o que aparece ou não no feed do usuário. Mesmo que ele selecione "Following".


Dispositivos diferentes, intrefaces (quase) iguais


A nova interface para Desktop se aproxima mais da apresentada nos dispositivos móveis, como mostra a imagem divulgada no Newsroom. Isso é importantíssimo para quem planeja e desenvolve o conteúdo para essa plataforma. A forma que a informação é entregue se assemelha em ambas os dispositivos; gerando menor retrabalho para os profissionais que gerenciam as páginas.

News Feed



O que você achou das mudanças no Facebook? Agradaram? Como elas vão modificar o seu planejamento e produção de conteúdo? Vamos continuar essa conversa aqui nos comentários.:)

2 Responses so far.

  1. Unknown says:
    Este comentário foi removido pelo autor.
  2. O layout do facebook finalmente chegou na decada atual. Soube de outras funcionalidades como postar fotos apenas arrastando o arquivo para a timeline, recurso existente a alguns anos em vários sites.

    As mudanças parecem muito boas e estou curioso para ver como os usuarios utilizarão essas legendas por cima das fotos de forma criativa. Acho q vai ser divertido.

Deixe um Comentário: