Você entra no Facebook e a primeira história que aparece no seu feed é que seu amigo curtiu uma fan page nova ou comentou no post do show que vai rolar na sua cidade. Massa! Até porque você entrou no Face pra saber o que seus amigos estão fazendo mesmo. Mas se você continuar observado o feed, vai ver que essa mesma história tem escrito "Sponsored" (ou "Patrocinado") num cinza beeeem clarinho, laaaá no canto inferior direito. Isso muda alguma coisa para você?



Provavelmente, não. Afinal, são as Histórias Patrocinadas do Facebook, né? "Normal". Você já está acostumado com elas... "Quase toda fan page faz isso". Porém, os órgãos de defesa do consumidor da Noruega pensam diferente: as histórias patrocinadas do Face começam a ser enxergadas como ações ilegais de marketing direto. A interpretação que vem da terra dos vikings é que essa publicidade atua como uma propaganda não solicitada em espaços privados do consumidor. Assim como um SPAM no seu email.



A legislação européia não tem uma cláusula específica para o Facebook (ainda?). Entretanto, a agência de proteção ao consumidor da Noruega, a Forbrukerombud, se apoia em analogias feitas com outros canais para discutir esse formato de anúncio. Gry Nergaard, mediador da AFP, diz que "é proibido enviar propaganda eletrônica por email ou SMS para consumidores que não deram o consentimento para isso". E por que no seu feed de notícias do Facebook seria diferente? Para os noruegueses, o Facebook deve ser regido pelas mesmas regras aplicadas aos outros canais eletrônicos de Marketing Direto.

A solução seria permitir que os usuários do Facebook assinem (e cancelem) os anúncios das páginas. As histórias patrocinadas precisariam de mecanismos de opt-in e opt-out, algo que hoje não existe. Os órgãos noruegueses demonstram entender que uma mudança assim iria de encontro ao modelo de negócio de Mark Zuckeberg, mas eles querem "conversar" sobre o assunto. A questão já foi encaminhada para os órgãos competentes da União Européia.


De quem é o mural?

Como Dillon-Scott levantou no The Sociable, a questão é: o "seu" mural do Facebook é realmente um espaço seu? Vendo o Facebook como um meio de massa, as histórias patrocinadas são aceitáveis. Mas se o seu feed é um espaço privado, como sua caixa de email, deve existir um limite para publicidade.

O questionamento dos noruegueses é o ponto de partida para uma nova discussão. Histórias patrocinadas no seu feed de páginas que você não curte ou não assina, realmente parece uma violação do seu espaço. Afinal, o Facebook já tem uma coluna lateral para publicidade. Mas pensando como anunciante, é óbvio que a taxa de clique de histórias que aparecem no feed são muito mais atraentes.

Se o consumidor passa a se sentir lesado com essa prática, por que continuar? Porém, essa não parece ser a realidade. As declarações do Facebook, defendendo o peixe deles, é claro, fazem sentido: "Mas, se ele (o usuário) não estivesse satisfeito, não estaria clicando, como acontece hoje" (Alexandre Hohagen, para Folha de São Paulo).


E o que você acha? Gostaria de poder escolher se quer ou não receber publicidade no seu feed do Face? Está incomodado como as histórias patrocinadas chegam para você? Deixe seu comentário!

Deixe um Comentário: