Este blog, definitivamente, não é sobre meios de transporte. Apesar de levar o nome de um ônibus e o assunto desse post ser um foguete, se você trabalha com marketing digital, pode ficar tranquilo: você está no lugar certo. :) O foguete em questão é o PostRocket, serviço online que auxilia o administrador de páginas no Facebook a alavancar o engajamento para os posts que serão publicados.

Mas, além de fornecer dicas de conteúdo, melhor horário para postar e outras facilidades, o PostRocket tem um serviço gratuito muito interessante: o PageTips. Com esse aplicativo, é possível fazer um rápido diagnóstico sobre o engajamento da nossa Fan Page. E para facilitar, a gente ainda pode se cadastrar e receber relatórios semanais por email. 

Bom, né? Achei uma mão na roda, pois pode automatizar parte da elaboração do relatório de desempenho das mídias sociais. Digo parte, porque apesar de úteis, as informações da versão gratuita não são muitas. Outro uso do aplicativo pode ser numa etapa de benchmarking para o planejamento de uma Fan Page. Esse serviço pode te ajudar a identificar quem são os principais players do mercado e como eles atuam na rede.

Como Funciona o PageTips do PostRocket?

Mais simples impossível. Basta acessar o site http://fbpagetips.com e você já identifica o local onde informará o endereço da Fan Page que você quer analisar. Informe o endereço, e alguns segundos depois, o relatório já aparece. Não é exigido cadastro.



Como são os relatórios?

O fundador do PostRocket, Tim Chae, sempre reforça nos seus discursos que os fatores que influenciam no engajamento do post são quatro: Tempo (cada base de usuários tem seu melhor horário), Tipo (foto? enquente? video?), Frequência (estar presente sem ser chato) e Conteúdo (mais interativo do que informativo). E é com base nesses fatores que o PostRocket faz uma análise da sua FanPage ou do seu concorrente.


Tim Chae falando sobre otimização de posts no fórum do Quora

Tanto no relatório feito no site, quanto no enviado por email, o PostRocket trará uma compilação de dados relacionada a Frequência com que você posta, o Tipo de conteúdo publicado e uma espécie de avaliação geral do Engajamento na sua página. Só senti falta de informações relacionadas ao tempo nesse relatório   . O aplicativo poderia trazer dados do horário que eu posto e qual a influência disso no engajamento. Mas como é gratuito, não vamos exigir demais. :P

Abaixo, vamos ver os relatórios do aplicativo. Os dados que aparecerão nos exemplos são das páginas Curta, Pernambuco, Guaraná Antaratica e do Bus do Marketing. Escolhi a página do Curta por curiosidade mesmo, pois é uma das páginas que administro. A do Guaraná Antárctica para saber como o PostRocket olha para uma das páginas de maior engajamento no Brasil. Já a Fan page do blog, para tomar vergonha mesmo e atestar que ela precisa melhorar. :)

Avaliação Geral da Fan Page

No relatório exibido no site, a primeira informação que aparece é uma nota geral do desempenho da Fan Page. Como o PostRocket ainda não é tão conhecido, talvez essa nota não tenha tanta relevância como ter um Klout Score de 90 pontos. Contudo, quem não quer tirar um A, né verdade? :)


Interessante é que o PostRocket vai além do índice de "Talking About" do Facebook na avaliação. A página do Guaraná Antartica, por exemplo, mesmo com o estratosférico número de mais de 600.000 mil pessoas falando sobre a marca, ficou com "B" na avaliação geral da ferramenta. A fan page do blog não passou nem por média: nota D! Mas vai melhorar, só preciso de um pouco mais de tempo... dias com 30 horas, talvez. :P

Frequência de Atualizações

O relatório do aplicativo apresenta o número de posts publicados na última semana e o intervalo médio entre um post e outro. Essa informação é apresentada como na imagem abaixo:


Além dos números descritivos, o aplicativo também traz uma nota para sua página. E ai que está mais um fato interessante: o PostRocket "penaliza" tanto quem posta pouco, quanto quem posta muito. A Fan Page do Bus do Marketing, que só posta em média 6 posts por semana, teve nota C. Já a página do Guaraná Antartica, com posts a cada 2 horas durante a semana, teve nota B.


Tipo de Posts

O relatório mostra a distribuição dos tipos de post na última semana da página: qual o percentual de fotos, status de texto, links, vídeos e enquetes publicadas. No site, esses dados seus apresentados num gráfico de pizza. Já no relatório que é enviado por email, eles estão apenas descritos como na figura abaixo:



Pelo que percebi, o aplicativo dá notas mais altas para páginas que variam os tipos postagens entre fotos, links, vídeos e enquetes. Se sua página explora apenas um tipo de conteúdo, dificilmente passará de um B no PostRocket.

Engajamento

Por fim, mas não menos importante, o relatório fornecido pelo PostRocket faz uma qualificação do engajamento da página com notas de A+ a F-. Além de uma nota geral, ele informa o percentual da audiência da página que interage por post. Outro dado interessante é o número médio de interações que a página recebe em cada post divididos em comentários, compartilhamentos e likes.



Notei que a avaliação geral do engajamento (no caso do Curta Pernambuco: A+) não é determinada apenas pelo índice de audiência engajada por post. Testei uma outra página que administro e o percentual de audiência por post era de 0.51% (bem próximo do valor do Curta), porém a página ficou com avaliação C. Observando a diferença entre as duas, na página que ganhou C, 90% das interações eram likes, enquanto na página do curta observamos uma maior distribuição com shares e comentários.



Gostou do serviço PageTips do PostRocket? Achou relevante as avaliações do aplicativo e os outros dados que ele fornece? Deixe seu comentário com a sua avaliação do aplicativo, e é claro, o link com a avaliação da sua página. :)

Deixe um Comentário: