Esqueça a corrida entre os clubes que o Fantástico simula quando começa o campeonato brasileiro da Série A. O páreo aqui é outro: ao invés dos times de futebol, imagine que cada competidor representa sites como Facebook, Twitter, LinkedIn, Foursquare e Google Plus brigando na corrida da audiência na web. E de acordo com o novo relatório divulgado pela Experian, o pódio de março das redes sociais já está formado: Facebook, Twitter e Pinterest.
Pinterest?! E o Google Plus ou o LinkedIn? Todos ficaram para trás do board online. A rede social, que iniciou suas atividades em Março de 2010, teve 104 milhões de visitas no último mês. E detalhe, para ingressar na rede você ainda precisa de convite. Com esses números, o Pinterest ultrapassa o seu concorrente mais próximo, o LinkedIn, que no mesmo período teve "apenas" 86 milhões de visitas, caindo para a quarta colocação.
O gráfico acima representa as oscilações do Pinterest e do LinkedIn no ranking do Alexa. É possível ver que o Pinterest ainda está algumas dezenas de posições abaixo do LinkedIn. Mas o crescimento da nova rede social está acelerado neste ranking também.
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Pinterest no pódio já incomoda? (imagem original) |
Pinterest?! E o Google Plus ou o LinkedIn? Todos ficaram para trás do board online. A rede social, que iniciou suas atividades em Março de 2010, teve 104 milhões de visitas no último mês. E detalhe, para ingressar na rede você ainda precisa de convite. Com esses números, o Pinterest ultrapassa o seu concorrente mais próximo, o LinkedIn, que no mesmo período teve "apenas" 86 milhões de visitas, caindo para a quarta colocação.
O relatório da Experian leva em consideração o número de visitas, e não o número de visitantes únicos como a comScore. Se você acessa seu LinkedIn uma vez por dia (por semana?), mas fica pinando imagens durante o dia todo no Pinterest, você contribuiu com essa medalha de bronze. O relatório também não leva em consideração acessos oriundo de celulares, e atentou apenas para os acessos dos americanos.
Competindo em outras arenas
De acordo com a Experian, a "disputa" do Pinterest é só pelo bronze, pois o Twitter, segundo
colocado com 182 milhões de visitas, e do Facebook, líder absoluto com 7
bilhões (!!!) de visitantes, estão muito distantes. Mas, analisando com outros critérios, o Pinterest continuaria a frente do LinkedIn? Como ficaria a luta pelo terceiro lugar em outras pistas de corrida? Utilizamos algumas ferramentas da web para investigar um pouco mais sobre a popularidade dos dois sites. Confira:
Número de Menções no Twitter
Vamos começar pelo buzz nas redes sociais... Qual das duas redes foi mais mencionada no mês de março? Abaixo, gráfico comparativo com número de menções diárias das palavras "pinterest" e "linkedin" no Twitter:
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De acordo a ferramenta de análise do Topsy, o Pinterest esteve léguas de distância à frente quando quantificamos as mentions dos últimos 30 dias (08 de março até 08 de abril). O pico do Pinterest ocorreu no dia 14 de março com mais de 136 mil menções. Já o dia com o maior número de citações do Linkedin (27 de março) não chegou a 19 mil menções. Por esse critério, deu Pinterest com folga.
O segundo gráfico, também do Topsy, mostra o número de menções dos domínios "pinterest.com" e "linkedin.com". Mais uma vez, a supremacia do Pinterest é visível. Os tweets com o domínio "pinterest.com" estavam associados ao compartilhamento de imagens dos usuários, o que gerou centenas de RTs. Já os tweets que continham a URL do LinkedIn apontavam para os CVs onlines, posts do blog do LinkedIn ou noticias de outros sites encurtado pelo Lnkd.in. O poder das imagens nas redes sociais turbinou a disseminação do Pinterest.
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O segundo gráfico, também do Topsy, mostra o número de menções dos domínios "pinterest.com" e "linkedin.com". Mais uma vez, a supremacia do Pinterest é visível. Os tweets com o domínio "pinterest.com" estavam associados ao compartilhamento de imagens dos usuários, o que gerou centenas de RTs. Já os tweets que continham a URL do LinkedIn apontavam para os CVs onlines, posts do blog do LinkedIn ou noticias de outros sites encurtado pelo Lnkd.in. O poder das imagens nas redes sociais turbinou a disseminação do Pinterest.
Volume de buscas no Google
O número de vezes que uma marca é buscada no Google é relevante para qualquer benchmarking, afinal a plataforma de busca (ainda?) é o site mais acessado do mundo. Quantas vezes por dia, você sabe a URL do site que quer visitar, mas digita o nome do serviço no Google para apenas clicar no link? O Google acaba funcionamento como o nosso "Menu de Iniciar" na web.
Observar o volume de busca nos ajudar a entender como está à demanda de informação pelas duas redes sociais. Vejamos o gráfico elaborado no Google Trends:
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Examinando os últimos 12 meses, o LinkedIn esteve bem à frente do Pinterest no volume de pesquisas no Google. Porém, a partir do último trimestre de 2011, a rede dos pins e boards iniciou uma guinada, e em meados de janeiro deste ano ultrapassou o LinkedIn. Veja, na parte de baixo do gráfico, que as notícias sobre o Pinterest também ultrapassaram as news sobre o LinkedIn.
Volume de tráfego no Alexa
O Pinterest já perdeu no relatório da Experian, no número de menções do Twitter e no volume de buscas no Google. Entretanto, os indicadores do Alexa mostram outro vencedor. Para quem não conhece, o Alexa é uma empresa da Amazon que calcula e exibe o volume de tráfego de milhares de site da internet e estabelece um ranking entre eles. Segundo o site, mais de 6 milhões de usuários acessam o site mensalmente em busca dessas informações. Vamos averiguar alguns gráficos:
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O gráfico acima representa as oscilações do Pinterest e do LinkedIn no ranking do Alexa. É possível ver que o Pinterest ainda está algumas dezenas de posições abaixo do LinkedIn. Mas o crescimento da nova rede social está acelerado neste ranking também.
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Outro gráfico do Alexa que achei relevante foi o número de PageViews. Nesse critério, o LinkedIn mostra estar bem à frente. Apesar de ser viciante ficar navegando entre as imagens dos pins, o LinkedIn ainda possui um número bem mais expressivo de páginas visualizadas. Mas por quanto tempo?
O Pinterest irá mais longe
A finalidade do Pinterest é bem específica: enquanto o Twitter é uma rede de comunicação e o Facebook de identificação, os pins funcionam como uma plataforma de auto-expressão. O Pinterest também foge do paradigma de streams que rege blogs, tumblr, facebook e twitter; a organização da informação em boards dá novas possibilidades ao usuário. Devido às suas peculiaridades, é provável que o Pinterest cresça ainda mais, porém não para tomar o lugar de Facebook ou Twitter (como quis o Google Plus), mas sim para conviver em harmonia com as outras duas plataformas.
Examinando o Google Trends, vi que o Brasil é o décimo país que mais busca pelo Pinterest no Google. Você acredita que o interesse dos brasileiros pelos pins irá crescer?
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