Na segunda semana de abril, a agência Burson Marsteller divulgou uma pesquisa com os 10 perfis políticos do Twitter mais influentes do Brasil. A lista não focava apenas em @s de políticos de ofício. O primeiro lugar, por exemplo, ficou com o jornalista Ricardo Noblat: colunista do jornal o Globo. O top10 também causou bastante polêmica, pois a presidenta Dilma, que não tuita há mais de dois anos, figurava como segunda colocada.

Discussões à parte, estamos em ano de eleições municipais. Mesmo com os olhos da sociedade e da mídia para prefeitos e vereadores, nenhum político da administração municipal apareceu na lista da Burson Marsteller. Então, para saber mais sobre os prefeitos, quem são eles e como atuam no twitter, elaboramos a pesquisa abaixo.

Apesar dos números coletados serem bastante voláteis, daqui a dois ou três meses terão mudado bastante, não esqueça de salvar esse post para benchmarking posterior. Deu trabalho reunir todos os prefeitos. Encontrá-los no Twitter foi difícil, mesmo com a ajuda do Google. Então, quando você estiver pesquisando/trabalhando com comunicação online para algum político, lembre desse post. :)





Quem são os prefeitos no Twitter?


Você pode estar acostumado com prefeitos no Foursquare, mas o Twitter também está cheio deles. Antes de elaborar os nossos rankings, foi preciso mapear os prefeitos das capitais dos 26 estados do Brasil. E aqui estão eles: @edvaldo_noguera, @duciomar, @marciolacerda40, @nelsinhotrad, @LucianoDucci, @luiziannelins, @PauloGarciaPT, @lucianoagra, @PrefeitoRoberto, @amazoninoreal, @micarladesousa, @PrefeitoRaul, @josefortunati, @RaimundoAngelim, @eduardopaes_, @blogjoao, @gilbertokassab_ e @PrefeitoVitoria.

A lista anterior só possui o Twitter de dezoito prefeitos, e no Brasil temos 26 capitais. Os perfis dos prefeitos das cidades de Boa Vista, Cuiabá, Florianópolis, Maceió, Porto Velho, Recife, São Luis e Teresina não foram encontrados. Se você souber qual o @ deles, deixe nos comentários.


Entre os 18 prefeitos identificados na rede social, apenas o Gilberto Kassab (São Paulo),  possuía a conta do Twitter verificada (verified account), como mostra o selo na imagem acima. A informação de validação da conta é muito importante para dar segurança ao cidadão que deseja utilizar esse canal de comunicação. Para essa pesquisa, também seria uma informação muito relevante, pois muitas vezes houve dúvida se o @ em questão era mesmo do prefeito, ou apenas um fake.


Ter um perfil pode não significar muita coisa. Percebe-se que não é um "privilégio" de @dilmabr deixar a conta inativa. Os prefeitos das cidades de Salvador (imagem acima), Fortaleza, Aracajú, Belém e Manaus não tuitam há  muito tempo.



Os mais influentes


Com base no Klout Score dos candidatos, elaboramos um ranking dos prefeitos mais influentes. Além da pontuação no Klout, mais duas listas mostram o "Top 5" dos mais mencionados e mais seguidos. Confira:



O resultado dessa pesquisa foi surpreendente. Antes de iniciar o levantamento dos dados, existia a suposição de que um dos dois prefeitos das maiores cidades brasileiras (Rio e São Paulo) encabeçariam a lista. Porém, o @PauloGarciaPT, da "pequena" Goiânia, que possui pouco mais de 1 milhão e meio de habitantes, liderou os rankings de influência (Klout) e menções.

A interação com seguidores é um ponto marcante na presença online de Paulo. Observando a timeline do goiano, encontramos diversas conversas com seguidores. Esse comportamento é nítidamente mais raro no histórico de tweets de @eduardopaes_ e @gilbertokassab. Mencionar para ser mencionado? Essa parece ser uma das estratégias do @PauloGarciaPT, confira os tweets do dia 9/04:

O gráfico abaixo, gerado no Topsy, mostra uma comparação entre o número de menções dos três prefeitos no mês de abril:



Analisando o gráfico acima, no dia 17 de abril, o @eduardopaes_ teve o maior pico de menções entre os três prefeitos. A manifestação dos seguidores com menções e RTs, ocorreu, principalmente, devido aos tweets do prefeito com fotos da cidade maravilhosa (imagem abaixo). Exibir a rotina e assuntos não relacionados diretamente com politica é algo que Obama faz bastante. A estratégia tem tudo para entreter e aproximar eleitores brasileiros também.



Análises com outras ferramentas

Além do Klout Score, pensamos em adicionar rankings com a pontuação dos candidos no PeerIndex e Tweet Rank. Entretanto, os índices fornecidos por essas duas ferramentas foram um pouco "estranhos". No Top 5 baseado no PeerIndex, por exemplo, os prefeitos de Aracaju (@edvaldo_noguera) e Salvador (@blogjoao), que não tuitam desde o inicío 2010 e 2011, aparecem em terceiro e quarto lugar respectivamente.



Quando o post já estava finalizado, encotrei a ferramenta Twitaholic, que se propõe a criar um rank mundial dos perfis no Twitter. Ele traz de interessante também qual a posição da @ na localidade que ela está tuitando. Veja na imagem acima que a prefeita de Natal, @micarladesousa, lidera o ranking da cidade nos critérios da ferramenta. O ponto negativo do Twitaholic é que muitos @s não estão catalogados.


Você se interessa por Marketing Político nas Redes Sociais? Esse post foi elaborado com o apoio da Trespontos, que está promovendo em Recife, nos dias 5 e 6 de maio de 2012, o treinamento Comunicação Política nas Mídias Sociais com Fábio Teles. Para saber mais sobre esse treinamento, clique aqui.

Categories:

Deixe um Comentário: