A página no Facebook da Saraiva Online surpreendeu seus mais de 200 mil fãs nesta segunda-feira com uma nova possibilidade de interação: cupons de desconto no Facebook. O Facebook Offers, como foi batizado, é uma evolução do Facebook Deals que estava disponível para poucas cidades do mundo (dica do orteips nos comentários).
Como observou o próprio Pietro, no grupo Entusiastas da Social Media, essa é, provavelmente, a primeira ação do tipo no Brasil (se alguém souber de outra, favor deixar nos comentários). Confira o printscreen:

Printscreen direto da Timeline da Saraiva

Compras Coletivas? Aqui também?

Quase. Apesar da funcionalidade girar em torno de cupons de desconto, a lógica é diferente do modelo que conhecemos pelo Peixe Urbano e Groupon. A página publica o anúncio, e para o usuário adquirir o cupom, basta clicar em "Get Offer". Para obter o desconto, não é preciso um número mínimo de ativação e o usuário não precisa informar o cartão de crédito (não no Facebook, apenas quando for concluir a compra no próprio estabelecimento).
As únicas semelhanças com as compras coletivas é que a oferta também expira (apesar de não ter nenhum relógio na tela), e o número de cupons pode ser limitado pelo anunciante. Ah! Após solicitar o cupom, o usuário também recebe seu voucher por e-mail.

Compras Coletivas 2.0

Os cupons do Facebook não estão disponíveis para qualquer usuário. Eu mesmo, não consegui visualizar a oferta que foi publicada na página (veja aqui se você consegue visualizar: link), pois ela está disponível só para usuários de São Paulo. O print acima foi, gentilmente, enviado pela Cássia Alves que reside na capital paulista (se não fosse ela, o post ia ficar sem figurinha). 
Assim como nas compras coletivas, os cupons do Facebook objetivam gerar tráfego para lojas físicas, por isso só estão disponíveis para usuários de uma área determinada pelo anunciante. Por que a Saraiva iria querer que eu, residente em Recife, gerasse um voucher de desconto para usar lá em São Paulo? A probalidade desse longíquo usuário não utilizar o cupom é imensa. Disponibilizando o voucher para todo o país, o anunciante reduz muito as taxas de conversão da ação.

Qual o custo dos cupons para quem anuncia?

O recurso é gratuito, como explica o próprio Help do Facebook. Entretanto a nova feature só está disponível para clientes Premium do Facebook, e não é o meu caso. Portanto, se você utiliza a ferramenta de Anúncios Self-Serve, como eu, não conseguirá criar ofertas com cupons na sua Fan Page.
Além de aparecer na Timeline da própria Fan Page (como mostra a figura acima da Saraiva), as ofertas aparecem no feed de notícias dos fãs com o destaque de Featured Stories. Os cupons também podem aparecer ao lado, na coluna de anúncios. Mas a grande vantagem vem agora: os cupons de desconto são anunciados na telinha do celular dos fãs que estão próximos ao local escolhido pelo anunciante.

Cupom de desconto do Yowza

O Facebook Offers não está revolucionando o negócio de cupons. Há quase dois anos, serviços de cupons mobile com geo-localização, como o Yowza, aplicam modelo parecido no mercado americano. No caso do Yowza, o anunciante paga uma taxa mensal para poder publicar cupons na plataforma: US$ 79,00 por loja. Existem outras plataformas com outras formas de pagamento, como pagar por cada cupom gerado (como se fosse um CPC). A plataforma que verifiquei (e esqueci o nome), cobrava US$ 1.00 por cada cupom gerado.

Apesar de não ter criado o modelo, o Facebook apresenta duas vantagens: é gratuito e sabe as informações para segmentação do anúncio. Então, é provável que você possa, fazer uma oferta só para mulheres do Rio, e outra oferta para homens de São Paulo com mais 40 anos.
E a desvantagem? A sua oferta, no Facebook, só aparece para seus fãs: quem já conhece a sua marca. Já nas outras plataformas mobile, você anuncia para todos que estão em uma determinada região, podendo conseguir novos clientes.

Você gostou da novidade? Se conhecer algum outro case brasileiro utilizando o Facebook Offers, deixe nos comentários. =D

2 Responses so far.

  1. orteipps says:

    Raoni, o Facebook Offer é diferente do Deals, o Deals só funcionava em algumas cidades dos EUA, era mais parecido com os Specials do Foursquare e foi desativado.

    Pra usar o Offer não é cobrado nada :)
    https://www.facebook.com/help/?faq=374943579189527#How-much-does-it-cost-to-make-a-Facebook-Offer?

  2. Super Obrigado orteipps. Vou fazer as devidas alterações no texto. =D

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