Se Arnaldo Cesar Coelho fosse comentarista desse blog, não sei não se ele poderia utilizar sua frase celebre "a regra é clara" para explicar as minhas dúvidas sobre alguns anúncios no Facebook que estão sendo exibidos para mim. Como o Facebook permite segmentar a exibição dos anúncios, observando peculiaridades nos interesses do usuário, algumas empresas estão utilizando essa oportunidade de uma maneira um tanto quanto curiosa.

"A regra é clara"? Ou melhor, tem regra? (foto: Blog da Hildegard Angel)

Com cada vez mais frequência, venho me deparando com alguns anúncios onde a mensagem ou imagem exibida não tem nenhum vínculo com a marca que está sendo anunciada. Mas "como assim, Bial?" (tá bom de jargões da Globo por hoje). As imagens abaixo explicam os anúncios que estou tentando descrever.



Certo. Mas o que tem demais nos anúncios acima, além do fato de que talvez você não seja Bahia nem Santa Cruz? Os dois primeiros anúncios são de um site de descontos, e o terceiro leva o usuário para um aplicativo do Facebook com foco no networking de profissionais. A foto que aparece no anúncio do aplicativo é de um ponto turístico de Salvador: a Cruz Caída que fica no Pelourinho.

O site de descontos não está vendendo ingressos ou produtos licenciados de nenhum dos clubes em questão. O site também parece não patrocinar nem o clube baiano nem o pernambucano. Quanto a rede de profissionais do aplicativo não é voltada para turismólogos e nem está promovendo um evento em Salvador. Então, qual a relação dessas marcas com os elementos dos anúncios?

A ligação entre o anunciante e os itens do anúncio eu ainda não sei explicar, mas a relação com o receptor da mensagem é clara. O redator desse post (eu) é baiano e torcedor do Bahia (se você torce para outro time, não precisa fechar a janela), por esse motivo acredito que os anúncios com o escudo do Bahia e com a foto de Salvador chegaram até mim. E o anúncio do Santa Cruz? Esse foi enviado por meu amigo Agnelo Camara, que (adivinhem) torce para o Santa.

Como o anunciante sabe o perfil de usuários (isso inclui os seus "likes") para qual o Facebook entrega os anúncios, ele pode personalizar a propaganda e exibir elementos que estejam relacionados a você. Até ai tudo bem, pois essa é a grande vantagem de anunciar no Face. Entretanto, algumas empresas vêm utilizando a estratégia de inserir no anúncio qualquer coisa que seja familiar ao usuário para chamar a atenção e atrair o clique. Porém, tenho diversas perguntas sobre essa prática...

É válido captar novos fãs para sua página apresentando conceitos, valores ou elementos que não tem ligação com a sua marca? Na minha opinião, no primeiro momento pode funcionar se o objetivo for meramente quantitativo. A taxa de conversão desses anúncios deve ser alta. Entretanto, para usuários mais críticos (para não dizer mais chatos) como eu, a ação pode ter uma conotação negativa. Como eu sei que o clube que torço não tem relação com a marca do anúncio, eu me sinto meio que enganado: atraído para clicar em algo que não tinha relação alguma com o exibido. 

Além disso, a longo prazo, o nível de interação desses novos fans talvez não seja tão alto, pois ele foi direcionado para a Fan Page por um conteúdo que não vai estar lá. Quem clicou pensando em encontrar algo sobre o Bahia ou o Santa Cruz, ficará decepcionado. Já do ponto de vista jurídico, eu não faço a mínima idéia se isso pode ter alguma implicação legal, porém eu não me arriscaria em utilizar a marca de outra instituição sem autorização.

Não condeno o uso da marca/imagem de terceiros para atrair novos fãs para sua Fan Page, mas desde que exista alguma relação com o anunciante. Os sites de compras são craques em fazer esse tipo anúncio no Facebook: exibem as ofertas do dia no Face e acabam atraindo novos usuários. Veja no exemplo abaixo da oferta do Peixe Urbano: acredito ser uma maneira interessante de cativar a atenção dos admiradores de Caetano Veloso ou Maria Gadú para o site de compras coletivas, pois a relação desses elementos com o anunciante é real.



Eu não sei se o Arnaldo Cesar Coelho vai deixar o comentário dele aqui. Mas se você puder deixar o seu, contribua para entendermos diferentes pontos de vista sobre o assunto. O que você acha dessa estratégia? Você a utiliza? E se estivessem usando a sua marca para ganhar novos fãs, o que você acharia?

PS.: Se você não sabe quem é Arnaldo, descubra aqui. Já fizeram essa pergunta até no Yahoo Respostas.

Deixe um Comentário: