O investimento em marketing digital não é exclusividade para grandes corporações. Pequenas e médias empresas já descobriram as vantagens de anunciar na internet. O boom das compras coletivas em 2010 teve também esse lado benéfico: anunciar os descontos foi o primeiro passo na publicidade digital para centenas de restaurantes, salões de beleza e outros empreendimentos. 

Mas os sites de compras coletivas não são a única aposta dos empresários. A presença de estabelecimentos locais nas plataformas de redes sociais é cada vez mais perceptível. Podemos dizer até que já existe empresário priorizando Facebook, Twitter e Foursquare, em detrimento de um website.

O Facebook está de olhos bem abertos para esse mercado de anunciantes. Apesar de ter recuado com o "Facebook Deals" (serviço de compras coletivas do Facebook), a empresa continua investindo nos estabelecimentos locais. Esse investimento não é caracterizado apenas com novas features. Para quem não conhece, o Facebook mantém uma Fan Page chamada Facebook Marketing: Small & Medium Businesses que traz diversas dicas para quem utiliza a plataforma a fim de manter um diálogo com clientes e fornecedores. 

Os esforços do Facebook trazem na bagagem também ações de marketing para esse público. A última grande campanha foi o Big Break for Small Business: competição que envolveu 11 mil pequenas e médias empresas dos Estados Unidos. Desde maio, especialistas selecionaram empreendimentos para uma votação popular no próprio site. O objetivo da eleição era escolher quem merecia ganhar o prêmio de US$ 20.000,00, além de uma visita a sede do Facebook em Palo Alto e uma consultoria de como utilizar o Face para potencializar seus negócios. Os cinco vencedores foram divulgados em agosto (lista dos vencedores, aqui).

As empresas premiadas foram a Fat Brain Toys, Big Daddy´s BBQ, Hope Lights, Spoonflower e a Distinctive Gardens. Cada uma atua em segmentos diferentes, mas vêm aplicando idéias interessantes que podem ser levadas para qualquer fan page. Escolhi algumas das estratégias de postagem deles para comentar:


Bastidores (behind scenes): A Fan Page da sua marca é uma oportunidade única para criar laços com o seu cliente. Pessoas se relacionam com outras pessoas. Portanto, mostrar para os seus fãs o que acontece nos bastidores, trazer curiosidade sobre as pessoas que estão atrás do balcão e o que elas fazem no dia a dia para que o produto/serviço seja entregue é uma estratégia para cativar o seu público. 



Big Daddy´s BBQ vem fazendo isso muito bem, e entretendo toda a sua comunidade. A rotina dos funcionários e fotos dos pratos que estão sendo preparados são exemplos de postagem dessa Fan Page. Ótima iniciativa para criar intimidade do cliente com a marca.

Minutos "Posts de sabedoria": Frases de pensadores ou celebridades é um conteúdo muito bem aceito no Facebook. Quantas vezes não logamos no Face e parece que estamos abrindo um livro de auto-ajuda dado o grande número de postagens de reflexão dos nossos amigos? Por que não experimentar esse conteúdo na sua FanPage? A HOPELights, especialista em publicações para crianças especiais, utiliza esse recurso com maestria.


Vou me permitir essa redundância... Mas utilize os posts de sabedoria com sabedoria! :P Não transforme a Fan Page da sua empresa numa versão digital do livro de Sun Tzu, a não ser que você seja a editora do livro a Arte da Guerra. Escolha frases que se aproximem dos valores do seu empreendimento, ou oriundas de pessoas que estejam minimamente ligadas ao seu público.

Pesquisas de Opinião: O Facebook permite a criação de enquetes na Fan Page com certa facilidade. Esse é um recurso notável: você pode criar pesquisas que podem até nortear o seu negócio. A fábrica de tecidos, Spoonflower, pergunta semanalmente aos seus fãs quais as novas estampas que devem ser fabricadas.


No caso específico da Spoonflower, ela não utiliza a feature padrão de enquete do Facebook. A empresa acabou criando uma aplicação (acessada na aba "Vote") para realizar essa votação. Mas o sistema de enquetes do Facebook é suficiente para a maioria das situações.
Lembrando que as enquetes também podem ser uma ferramenta para diversão entre seus fãs. Muitos fazem questão de responder certas perguntas, pois é uma maneira sutil para que expressem seu estilo de vida.


E o Brasil?
A iniciativa do Facebook foi um estímulo distinto para que as pequenas empresas se capacitem e invistam nessa mídia. Pena que a ação se restringiu aos EUA. Muitas pequenas e médias empresas brasileiras já vêm utilizando o Facebook de maneira brilhante. Um bom case daqui é Fan Page da Tchoi Tchoi Cupcakes, uma empresa local e que com 4 meses já acumula resultados expressivos quantitativamente e qualitativamente. O nível de interação na página coloca muita empresa grande no bolso.

Quem tiver outras dicas de Fan Pages de pequenas e médias empresas, deixa nos comentários! É sempre legal aprender com quem já está atuando.

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