Essa semana o Technology Review, do renomado MIT, publicou resultados de uma pesquisa que mostrava declínio na reputação de estabelecimentos que anunciavam em sites de compras coletivas. Esse estudo foi bastante comentado entre estudantes, publicitários e profissionais de marketing: só no meu twitter, vi o assunto sendo abordado em pelo menos três idiomas diferentes.

Muita gente tem o "pé atrás" quando o assunto é compras coletivas. Apesar do crescimento vertiginoso desse modelo no último ano e da alta adesão entre os pequenos e médios empresários, a ferramenta está longe de ser unanimidade (muito longe).


Chico para refletir e tocar no rádio do Bus


Mas antes de jogar pedra na Geni nos sites de compras coletivas, vamos refletir um pouquinho... Será que a culpa do desgaste na imagem do estabelecimento é realmente da ferramenta?

Como eu só sei andar de Bus (#merchandising), se amanhã decidir ir para o trabalho dirigindo uma moto, quando eu cair a culpa não será dela obviamente. Eu sou fã do modelo criado por Andrew Mason (CEO do Groupon), mas acredito que existe uma falta de preparo enorme das empresas que anunciam. Apesar das falhas serem dos empreendimentos, a ferramenta acabou como bode expiatório.

Atendimento "diferenciado" (para não dizer piorado) é algo que está vindo no pacote de quem comprou com desconto nos sites. Quem nunca achou que o seu temaki com 50% de desconto, teve o arroz e o salmão descontado também? Ou chegou no restaurante, e antes mesmo de um "boa noite", o garçon perguntou se você era "de compra coletiva" e escolheu o lugar para você sentar, logicamente longe do ar condicionado. Tem também o caso clássico de quando você vai ao local anunciado e descobre que o divulgado de R$ 50,00 por R$ 19,90 custava, na verdade, R$ 30,00 (não raro os casos em que o valor original eram os próprios R$ 19,90).

A pesquisa divulgada no Technology Review analisou reviews postados por consumidores no Yelp (versão americana do Apontador ou Kekanto). Os pesquisadores observaram que reviews que possuiam palavras como "cupom" ou "groupon" tinha menos estrelas, ou seja, eram pior avaliados. Mas como alguém avaliaria bem um estabelecimento com esse "padrão de atendimento compras coletivas" que vem sendo adotado?

Os sites de compras coletivas são excelentes para captação de novos clientes. Se esses novos consumidores vão ficar ou não, depende basicamente de como serão recepcionados. Se o investimento para anunciar é alto, devido as taxas de comissão dos sites, já é outra discussão... Mas que funciona, funciona!

Ao longo do mês, intercalando com outros posts do blog, o tema será revisitado com o objetivo de apontar dicas e peculiaridades para quem quer anunciar em sites de compras coletivas. Essa ferramenta é muito interessante, portanto vamos dialogar para que seja utilizada da melhor forma possível. Assim, evitamos que digam que a nossa Carteira de Habilitação em Compras Coletivas foi comprada, e ainda vão fazer piadinha que foi com desconto.

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